Whatsapp Whatsapp

Blog

O Fator Motivação

02/03/2020

Imagem O Fator Motivação

Muito se fala sobre a motivação e da importância de se ter pessoas motivadas para aumentar o desempenho e obter melhores resultados. Antes de mais nada, é preciso parar para refletir sobre o significado da palavra MOTIVAÇÃO! Você já parou para pensar no real significado da MOTIVAÇÃO?

 

A própria palavra induz a que precisamos ter um MOTIVO para a AÇÃO, de que necessitamos de uma espécie de “recompensa” que nos leve a “agir”. Em neurociência explica-se que a motivação libera dopamina no nosso organismo que nos leva a agir com base na possibilidade de uma recompensa futura.

 

Pois bem, a ciência explica isso, mas ainda não descobriu a pílula da MOTIVAÇÃO! Nós temos, apenas, o poder de provocar estímulos, de tal forma que a MOTIVAÇÃO, ou o MOTIVO para a AÇÃO, depende unicamente de nós mesmos, apesar de que fatores externos nos impulsionem para isso. Ela é igual ao amor, é endógeno, tem que vir de dentro de nós mesmos para fora.

 

Vamos citar alguns exemplos práticos falando da MOTIVAÇÃO quando aplicada aos votos de Feliz Ano Novo, de saúde, prosperidade, paz e fraternidade muito comuns no final de ano, antes do Natal e Ano Novo, quando um turbilhão de mensagens desse tipo, a maioria vem prontas e são tradicionais, são veiculadas na internet nas mais variadas formas.

 

Sabe o que acontence?

É que no fundo, você até pode desejar todas essas coisas, mas o que você realmente quer dizer com tudo isso é que ESPERA QUE A SUA VIDA SEJA MELHOR DO QUE ELA TEM SIDO ATÉ AGORA!

 

Agora, observe que, para que haja uma mudança na sua vida, você vai precisar do MOTIVO para AGIR, com base na possibilidade de uma recompensa futura, para por em prática todos esses desejos de saúde, prosperidade e felicidade. E, aqui eu estou falando DA SUA VIDA! Que se você não AGIR para mudar a SUA VIDA vai continuar a obter o mesmo resultado de sempre!

 

Você não pode mudar o que não está ao seu alcance, por exemplo:

NÃO ESTÁ AO SEU ALCANCE mudar a inflação, o desemprego ou a insegurança, porém depende de você MOTIVAR-SE para AGIR e mudar AQUILO QUE DEPENDE DE VOCÊ.

 

Todo 1º de janeiro começa com os votos de Feliz Ano Novo, mas daí pra frente tudo vai depender sabe do que? Da sua MOTIVAÇÃO para TIRAR OS SEUS PLANOS DO PAPEL e colocá-los EM PRÁTICA! Niguém obtem o sucesso se ficar com seus sonhos e metas apenas na boa intenção! É preciso se MOTIVAR  para colocar essas metas num PLANO DE AÇÃO para então, aí sim, se obter resultados concretos. Lembre-se de que as simpatias de pular as 7 ondas, vestir-se de branco e brindar com champanhe de nada valeram se você não colocar o que prometeu em prática!

 

Agora, você deve estar se perguntando: como faço para transformar meus votos para este ano novo em metas planejadas e ações concretas?

Então fica ligado, aí vão algumas dicas:

1.    Se você prometeu cuidar mais de você, da sua saúde, praticar exercícios este ano, então comece dando uma volta no quarteirão hoje mesmo!

2.    Se você prometeu emagrecer e manter seu peso ideal, então revise sua alimentação e a atividade física, a partir de agora!

3.    Se você prometeu que deseja mais prosperidade, promoção e salário melhor, então defina como e o que vai estudar para melhorar as suas competências para isso!

4.    Se você prometeu colaborar para um mundo melhor, então defina que tipo de ação social você vai participar de janeiro a dezembro deste ano!

No fundo no fundo, os seus votos de ano novo de saúde, paz e realizações somente fez sentido se você chegar em dezembro deste novo ano, olhar para trás, fizer a sua retrospectiva e concluir que obteve pelo menos uns 90% de resultados nas suas metas planejadas para este ano!

 

Você sabia que a maioria dos votos de realizações para o Ano Novo fica apenas na boa intenção? E, que apenas 5% das pessoas realizam suas metas planejadas? Isso acontece porque as pessoas não se MOTIVAM ou não SABEM transformar seus desejos em METAS e AÇÕES. Por isso, continuam como os mesmos problemas financeiros e de saúde, ano após ano, sem saber como MUDAR essa condição.

 

Você quer fazer parte dos 5% das pessoas de sucesso? Então, fica ligado, vai aí outra dica: Baixe gratuitamente o formulário para elaborar seu plano de vida no link http://nucleozoi.com/include/planovida.pdf

 

Abra portas para todas as suas conquistas. Se desejar, podemos dar esse passo juntos, participe de nossas experiências bimestrais. Conheça o nosso trabalho e faça a diferença no mundo.

 

A VIDA começa NO FINAL DA sua ZONA DE CONFORTO.

 

Eu sou Valter Assis, Líder Treinador, Mentor de Vida, Especialista em Gestão de Pessoas,  Análise Transacional e Neurolinguística. Autor dos livros O Domador de Tempestades, Coaching de Carreira, RH Direto ao Ponto e Mapa da Vida.